quinta-feira, 26 de julho de 2012

UM PRANTO TRANFORMADO EM ALEGRIA TEXTO: SALMOS 30;11,12


INTRODUÇÃO: Hoje o mundo em que vivemos encontra-se aprisionado pelo sofrimento, pela dor, todos nós já sentimos tristezas, ela é uma fato da vida. Ninguém vive sem espinhos, cada um de nós temos que entender que antes do riso vem o pranto. Hoje vivemos num clima de suor, lágrimas e sangue, este líquido que brotam dos rigores existenciais fizeram Jesus afirmar com tremenda penetração estas coisas vos tenho dito para que tenhas paz em mim. No mundo passais por aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16;33.


1º UM PRANTO TRANSFORMADO EM ALEGRIA É SABER QUE O CHORO PODE VIM MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ.

 - O rei Davi estava passando por um momento de muita dor, desespero, quando ele começa a exaltar e glorificar a Deus v.1.

- Isso é o que cada um de nós devemos fazer, glorificar a Deus, colocar o rosto em terra e clamar por socorro, v. 2.

- O sofrimento é um fato liquidante e não há vacina para a imunização da dor.

- Não existe nenhum abrigo ou redoma blindada que nos protejam das aflições, e todos nós estamos sujeitos ao luto.

- Essa é a penosa sina da nossa vida assinalada pelo o pecado.

-  A dor e o desgosto são acontecimentos inevitáveis na vida de todos os seres humanos. VS. 3,5.

- O milagre da existência feliz deriva da comunhão com aquele único Senhor que pode converter a morte em ressurreição, bem como a perda e o luto em festival.

- A vida neste mundo é uma realidade dolorida que precisa de uma milagrosa atuação da graça de Deus para converter os momentos sombrios e tristes em dias de celebração.

- o problema não é negar a presença do sofrimento, más experimentar uma intimidade com o Senhor da vida, a ponto de ver as lágrimas serem transformadas em vinho.

- A verdadeira alegria não denota ausência de tribulações, mas a presença daquele que tem o poder de converter num escuras em chuvas regando a terra seca.

- A nossa alegria, portanto, não estar em recusar o sofrimento, mas em ver no sofrimento de Cristo o prenuncio de um novo tempo.

- Você tem passado por tribulação? Você tem murmurado? .

- O lamento e a murmuração fazem parte de uma humanidade governada pelos intuito da carne, que precisa urgentemente de um golpe de misericórdia.

- Um dos objetivos do evangelho é consolar todos os que choram, por isso, Cristo Poe sobre os que em Sião estar de luto uma cova em vez de cinzas olho de alegria, em vez de pranto, vestes de louvor, em vez de espíritos angustiados.

- O povo de Deus deve se alegrar até mesmo nas ocasiões geladas ou nas secas deste mundo, uma vez que o Senhor converte o lamento em louvor.

- O povo de Deus tem que entender que mesmo em meio as lágrimas é possível ter alegria,ou apenas murmuração.

-Atos 16.19-26 relata um interessante episódio .Paulo e Silas já estavam presos,depois de terem sido açoitados,com os pés no tronco por volta da meia noite ,começaram a orar e cantar louvores a Deus.

Orar em uma ocasião como essa não é tão difícil:cantar louvores sim,soa estranho ao nosso entendimento.

-Numa situação semelhante normalmente choramos. Paulo e Silas cantaram.

-Deus para eles,era tão real quanto o sofrimento.

-Eles tinham o sofrimento como razão para murmurar e abandonar a fé.

-No entanto tinha Deus para render louvores,Deus é maior que o sofrimento.

-Vs.6-9 Quando você confia em você mesmo,você é iludido a ilusão de escapar de males comum,como dor,pobreza,humilhação.

-Meus amados o nosso mundo é um laboratório de sofrimentos e dor.

Lamentar é algo que nos empobrece e nos faz lembrar vivamente de nossa pequenez.

Mas é precisamente aqui,no meio da dor,da pobreza ou da fraqueza que o nosso Senhor e Salvador nos convida a levantar e dar os primeiros passos.

-É dentro de nosso sofrimento,e nunca fora dele,que Jesus entra em nossa tristeza,toma-nos pela mão,puxa-o gentilmente fazendo-nos ficar de pé.

-Vs.11-12 Cilicio] Tunica,cinto ou cordão de crisma,que se trazia sobre a pele para mortificação,mortificação voluntaria.

-Meus amados mesmo que a aflição nos atormente o tempo todo,aquele que nos aceitou incondicionalmente e que permite a nossa dor é poderoso para trocar o nosso pranto em festa,e a nossa depressão em baile.

-Ninguem precisa sumir do mundo nem fugir da realidade,basta festejar ou presta culto no cárcere diante de Deus.

-Salmos 16-11 tu me farás ver os caminhos da vida na tua presença há plenitude de alegria,na tua destra,delicia perpetuamente

Um comentário: