sábado, 21 de julho de 2012

JESUS SE IMPORTA COM SEU NAMORO E SEU CASAMENTO TEXTO: JOÃO 2;2,3,5-10


INTRODUÇÃO: Namoro e casamento, o que namoro? Podemos dizer que é o meio pelo o qual duas pessoas de sexo oposto se aproximam uma da outra, a fim de se conhecerem mutuamente, visando ao casamento. Fil. 4; 8 diz: Quanto ao mas, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que justo, tudo o que é puro, tudo o que amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Esse deve ser o padrão de pensamento do jovem cristão. O jovem cristão deve só namorar se atende a esses princípios bíblicos. Cremos que o namoro que satisfaz a essas exigências é aquele que, além de ser santo, é realizado com o objetivo de chegar ao casamento.

- Vivemos numa época em que vemos o casamento sendo fragmentado e muito atacado pela mídia.
- 40% dos casamentos acabam em divórcio e essa instituição encontra-se frágil e abalada. se
- Pessoas se casam já pensando na possibilidade do divórcio, e qualquer vento mas forte acaba levando a separação.
- Muitos deixaram de acreditar no casamento como sendo uma instituição divina, estável e para toda a vida.
- As bodas de Cana, foi aonde Jesus realizou o seu primeiro milagre narrado nas escrituras.
- Jesus de importa com o casamento, ele tem interesse no casamento, nos casais.

1)      – CONVIDE JESUS PARA FAZER PARTE DELE . V.2
          E foi também convidado Jesus com seus Discípulos para o casamento.

- JESUS DESEJA SE FAZER PRESENTE NO CASAMENTO
  Ele atende ao seu convite.
  O casamento é um relacionamento com duais pessoas, onde à  educação, a visão e valores pessoais são totalmente diferentes.
   A probabilidade das dificuldades surgirem em meio a estas diversidades é grande.
   Se Jesus não participar desta união a possibilidade, desta união fracassar é realmente grande.

2)- PORQUE SABE QUE O MESMO ENFRENTARÁ PROBLEMAS.  V. 3.
      E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: eles não tem vinho.

      DOS CASAMENTOS 95% TEM DIFICULDADES, OS OUTROS 5% SÃO MENTIROSOS.
      - No decorrer da caminhada o casamento enfrentará muitos problemas.
      - As vezes intrigas, falta de dinheiro, problemas de saúde, desgaste natural do relacionamento, etc.
      - Em cana, acabou-se o vinho ( símbolo de alegria).
      - Jesus sabe que o casamento pode perde r a alegria.
      - Que o relacionamento ficará fragilizado, desgastado.
      - A recomendação bíblica sobre a união de duas pessoas é bastante enfática quanto a afinidade espiritual necessária a harmonia  conjugal.
      - O Apóstolo Paulo foi usado por Deus para orientar sobre tema tão interessante: “ Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos, porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo 2 Cor. 6;14-16.
      - O Apóstolo Paulo adverte o cristão a não prender a um jugo desigual  com os infiéis. Podemos entender que o namoro do cristão com o descrente é uma preparação para o jugo desigual. Não há dúvida de que um casamento originado de um namoro misto ( pessoa cristã com pessoa não cristã ) será muito problemático.
      - Os jovens cristãos tem interesses e aspirações diferentes dos jovens descrentes. Não há afinidade espiritual entre eles.
      - Muitos temam em não compreender esse aspecto. Casam, desobedecendo a bíblia e sofrem as conseqüências. 
      .
2)      – ESTEJA PRONTO PARA OUVIR A SUA VÓZ. VS. 5-8.
         ATENTE AO SEU COMANDO

          - Em meio as crises, do casamento, em família, procure ouvir a voz do Senhor,
        - Ele tem a voz de comando certa para a solução do problema.
        - Ele sabe que comando aplicar para restaurar o casamento.
        - Cumpra as suas ordens v. 7,8.
        - Obedeça o que ele pede.
        - Deixe que Jesus assuma o comando da situação.
        - Entregue a ele o comando seu casamento e da sua família.
        - Deixe que ele conduza você ao porto seguro da sua vontade.
        - Os jovens cristãos deve viver de acordo com a palavra de Deus.
        - O Salmista, inspirado por Deus, e pensando nos problemas dos Jovens indagava e, ao mesmo tempo obtinha a resposta.
        - Como purificará o jovem o seu caminho?  Salmo 119;09.
        - Aí está a pergunta crucial que é feita por milhões de pessoais.
        - Um jovem pode ser puro?, uma moça na época de erotismo em que vivemos, pode continuar virgem?, um rapaz pode resistir, mantendo-se casto até o casamento, vendo tantas exibições de sexo na rua, nas revistas, na televisão?.
        - 2 Tim. 2;22 diz: fugi da prostituição muitos se tem valido da prostituição, por falta de orientação. A bíblia, ao contrario dos homens sem Deus, nos diz: fugi da prostituição.
        - É  bem diferente. O Diabo manda o jovem prostituí-se, praticar o amor livre e o sexo antes do casamento.
        - A bíblia manda fugir dessas coisas, há jovens que, o namoro, querem experimentar o prazer do sexo com a namorada.
        - Ocorre porem, que o ato sexual, de acordo com a bíblia, só é puro quando praticado entre marido e mulher, unidos pelo matrimônio.
        - O jovem cristão deve fugir dos desejos da mocidade para manter a conduta cristã, o jovem precisa saber empreender a fuga estratégica para a vitória contra o pecado. 
              - Qual o jovem que não desejos próprios da sua idade? Há desejos nas crianças, há desejos nos velhos e há desejos nos jovens.
             - Isso é muito natural. Quem não os tem constitui exceção, os desejos dos jovens podem ser lícitos ou ilícitos, como os de qualquer pessoas.

3)      – CREIA QUE JESUS AGE SOBRENATURALMENTE. VS 9,10.
          NÃO TENHA UMA FÉ CONTEMPLATIVA, MAS DILIGENTE.

       - Se você não acredita na ação sobrenatural do Senhor, sua fé é somente  contemplativa, uma fé de vitrine.
       - Creia que Jesus faz muito mas abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos,segundo o poder que em nós opera, Ef. 3;20.
       - Acredite que ele transforma as tragédias do casamento em bênção.
      
        JESUS INTERAGE, INTERVEM, SE REVELA PODEROSAMENTE PARA SOCORRER O CASAMENTO. V.10

       - E lhes disse: todo homem põe primeiro  o vinho bom e quanto já tem bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
       - Ele reserva sempre o melhor para o casamento. Jesus traz alegria de vota a família e ao casamento, v. 10.
       - Jesus pode restaurar as feridas, curar relacionamentos, fazer brotar novamente o amor, respeito, admiração, e atração física.
       - Aquela festa teria acabado naquele momento se Jesus não estivesse presente, as pessoas teriam indo embora, o lugar ficaria vazio, os noivos não teriam desfrutados da companhia dos seus convidados e pessoa queridas, as lembranças seriam marcadas pela falta do vinho.

CONCLUSÃO: Jesus de importa com seu namoro e com seu casamento, convide Jesus para fazer parte do seu namoro e casamento ele sabe que o casamento passará por problemas esteja pronto para ouvir a voz de Jesus, creia que Jesus age sobrenaturalmente no seu namoro e no seu casamento

.                                                                                                                                                                         

Um comentário:

Unknown disse...

Otima palavra abençoada.