sábado, 21 de julho de 2012

A impertinência do pecado dos nossos dias Texto: Mat. 11;20 – 24.


Introdução:  Meus amados o Senhor Jesus, operou muitos milagres e ainda hoje continua realizando muitos milagres nos dias de hoje, pessoas estão sendo restauradas, curadas espiritualmente, famílias inteiras restauradas.

1 – Jesus denuncia com palavras duras a incredulidade do povo.

- Jesus ia caminhando pela cidade , de Betsaida, Corazim, Cafarnaum, e as pessoas iam sendo curadas.

- Jesus de cinco pães e dois peixes alimentou uma multidão.

- As pessoas ouvindo a cerca de Jesus, a cerca da fama de Jesus, saiam de todos os lugares para se encontrarem com Jesus.

 - Elas queriam ao menos tocar as vestes de Jesus.

- elas queriam ouvi-lo falar.

- Mas em um determinado momento de seu ministério Jesus começou a ir em cada uma dessas cidades, nas quais ele operou muitos milagres.

- No texto em Mat. 11;20-24,Jesus começou a acusar as cidades onde ele tinha feito muitos milagres.

-  Jesus fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados, v. 21.

- As pessoas não estavam querendo Jesus, elas estavam querendo os milagres de Jesus.

- Hoje não é diferente, as pessoas não querem Jesus.

- Hoje se prega salvação na base do arrependimento para a remição dos pecados e o povo se mantém rebelde as palavras de Deus.

- Hoje Jesus diz, ai de ti São Lourenço, ai de ti Pernambuco, ai de ti Brasil.

- Hoje nos estamos como Corazim, Batsaida, e Cafarnaum.

- Muitos anos depois Jesus olhou para as três  cidades e lamentou pela a dureza de coração das pessoas que ali viviam, pois embora ele tivesse feito perante eles muitos sinais, milagres, e pregando o reino de Deus.

- Eles o rejeitaram, preferindo continuar em seu pecado abrindo mão da oferta de redenção oferecida por Deus, não se arrependendo de sua condição ímpia.

- A incredulidade e a rejeição a Deus são pecados piores do que aqueles que eram praticados pelo o povo de Sodoma e Gomorra.

- Por esta razão Jesus disse; que contra cafarnaum o juízo seria mais rigoroso.

- Afinal nessa cidade a incredulidade era absurda diante do filho de Deus, e mesmo assim não creram.

-Lucas 13; 1-9 aplicando esta passagem ao nosso texto, Jesus nos diz que a mensagem de arrependimento é para todos .

-  Qual o papel do arrependimento na sua vida (Mac. 1;15 ). Diz o tempo estar cumprido e o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e credes no evangelho.

- o arrependimento para algumas pessoas é uma auto-punição ou um sentimento de culpa que merecemos por fazer o que não deveríamos ter feito.

- O arrependimento é estar percorrendo um caminho em uma direção e decidir inverter o rumo e seguir por um caminho totalmente novo.

- Meus amados seja como a criança, mas não seja infantil ( Mat. 18;3 ) se não vos convertedes como uma criança....
- A falta de conhecimento, tem levado muitos a viverem com seus corações endurecidos e tornar-se insensíveis, a vós de Deus que chama o Homem ao arrependimento .

- Hebreus 12;1, diz: Deixamos todos embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia.

- Estas três cidades que não se arrepende foram denunciada por sua incredulidade.
 
- Lá aconteceram os maiores sinais e prodígios do ministério de Jesus Cristo.

- E mesmo assim esses habitantes continuaram endurecidos pelo o pecado e não se converteram.

- Hoje não é diferente as pessoas não querem Jesus.

- Houve um tremendo lamento do mestre, sua alma chora por não haver respostas aos prodígios naqueles lugares, que ele teve que repreender severamente aqueles habitantes que foram testemunhas ocular das ocorrências espirituais.

- Meus amados o Senhor nosso Deus, valoriza o quebrantamento, e contrição, aqueles que reconhece seus pecados e se humilham pedindo perdão e que deseja confessar e deixar a prática pecaminosa, para alcançar o favor de Deus.

- A graça e o bondade do pai celestial estar a nossa disposição.

- Não somos merecedores deste grande, mas mesmo assim  Deus nos amou de tal modo que deu o que tinha de mais precioso seu filho bendito, deu para morrer em nosso lugar.

- E o que ele espera dos homens é o arrependimento como estar escrito: eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento, Mat, 9;13.

- Deus estar chamando você agora, ao quebrantamento entenda que ele não despreza o pecador que se arrepende.

- Que cada um de nós aqui nesta noite não faça como os habitantes impertinentes que não queriam arrependesse diante de tão maravilhosa graça de Jesus.

- Hoje cada um em particular deve ser um evangelista.

- Quantas pessoas foram alcançadas com  o evangelho pela obediência de um homem.

- O clamor continua a existir no mundo, e a missão nos é apresentada através de tantos desafios evangelísticos e missionários  que vemos e ouvimos.

- Você tem disposição para obedecer?

- Sua igreja obedece ao clamor dos visinhos mas próximos, ou distantes que estão pedindo ajuda?

- Atos 17;16-34, vemos a missão de Paulo em Antena.

- O que Paulo viu?

- Paulo viu uma cidade mergulhada em idolatria, a expressão idolatria no v. 16, significa, literalmente debaixo de ídolos.

- O que Paulo viu foi uma verdadeira floresta de imagens.

- O que Paulo sentiu, o texto afirma que seu espírito se revoltava.

- Na verdade Paulo sentiu o que Deus sente pela idolatria ( Ex. 20;4, Luc. 26;1 ).

- O que Paulo fez, ele começou a pregar na Sinagona e na praça e manteve diálogo com filósofos vs.17,18.

- Isso nos ensina que nossa atitude diante da idolatria não deve ser apenas negativa mas também positiva e construtiva ( pregar).

- Ao pregar para três grupos diferentes: religiosos na sinagoga, cidadãos comuns na praça, e filósofos intelectuais, não podemos deixar a habilidade de Paulo para pregar a todos.

- O que Paulo disse: aproveitando o altar ao Deus desconhecido  (v.23) Paulo anuncia o único Deus verdadeiro, ao fazer assim, ele não apenas condena a idolatria, como apresenta cinco fatos acerca de Deus.

A)      Deus é o criador do universo v.24
B)      Deus é o mantenedor da vida v. 25
C)      Deus é o governador de todas as nações VS. 26-28
D)      Deus é pai dos seres humanos. Vs. 28,29
E)      Deus é p juiz do mundo vs. 30,31.

- Como Paula dos desafia hoje? O discurso de Paulo num areópago revela que o evangelho é maior que pensamos.

- Mostra como a Bíblia toca em todos os assuntos da vida, do homem e de Deus, dando respostas concretas e verdadeiras e coerente.

- O desafio é que nosso evangelho seja tão abrangente  e autêntico quanto o que o apostolo pregou.

CONCLUSÃO: 



Nenhum comentário: