quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CONSIDERAÇÕES DO CHAMADO DE MOISÉS
EXODO 3.10


INTRODUÇÃO:


Meus amados irmãos e amigos a chamada á liderança de Moisés levantou a questão de aceitação pelos israelitas desde o começo Ele sabia que quarenta,anos passados no deserto do Sinai tomando conta de ovelhas,não era a experiência que a maioria considerava como algo essencial.

O CHAMADO DE MOISÉS FOI UM CHAMADO DIVINO.

-Moisés foi um homem preparado e usado por Deus [ v.10 Vem,agora,e eu te enviarei a Faraó ]
-Meus amados irmãos Moisés expressou sua segurança pessoal de um homem que reconhecera que Deus o tinha separado á parte para uma missão especial,e você meu irmão Deus te chamou para uma missão especial.

1.1Pode eleger um presidente de um pais,Um general pode subir pelos graus no exército,O rei pode se proclamar rei pelo nascimento.O ditador pode governar pela espada .

1.2 Mas,só Deus pode chamar um homem pregador,um líder,um evangelista.

1.3 Deus pode chamar um homem para o ministério de qualquer idade ou rumo de vida.

1.4 Jeremias era uma criança.Moisés estava com seus 80 anos quando ele foi chamado.

1.5 Moisés era um príncipe. Amos era um pastor de ovelhas. Mateus era um fiscal de impostos.

1.6 Pedro era um pescador. Paulo era um religioso.


O QUE É UMA CHAMADA DIVINA? COMO PODE SER RECONHECIDA?


- A melhor maneira de dar as resposta certas ás perguntas é procurar na Bíblia Isaias e Moisés estão citados em Rom.10;1020

- Deus falou; Vem ,agora,e eu te enviarei a Faraó v.10 Qual foi o resultado . Moisés foi ao encontro com Faraó e disse, ‘ É assim que disse o Senhor.



O CHAMADO DE MOISÉS FOI UM CHAMADO URGENTE.

- Vem,agora, v. 10,


1.1 Hoje você meu irmão Deus te chama urgente para fazer sua obra mesmo que você diga que não sabe falar Deus te diz vai.
1.2 Moisés alegou ser ‘pesado de boca e pesado de língua ‘,Deus respondeu;Quem faz a boca do homem?ou quem faz o mudo,ou o surdo,ou o que vê,ou o cego? Não sou eu,o Senhor? Vai,pois agora,e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar [ Êxodo 4.10-12 ].


Portanto meu irmão Deus não apenas afirma aqui o seu envolvimento,mas também nos ensina a nele confiar para ajuda e direção,nessas situações difíceis.

Quando estivermos inclinados a indagar ‘POR QUE? Devemos perguntar,em vez disso,’COMO?’ e ter certeza de que Deus está pronto a responder.
A cada objeção, Deus respondia pacientemente com uma providência prática; Prometeu ir junto,deu o poder para realizar os milagres diante do povo e prometeu que mandaria Arão,irmão de Moisés para ser o seu orador,o seu porta –voz.

Não tendo mais objeções a fazer,Moisés fincou pé na decisão de desobedecer á chamada de Deus,respondendo como fim de diálogo; ‘Envia,peço-te,pela mão daquele a quem tu hás de enviar’ [ EX.4.13 ]


Aparentemente uma solicitação,mas em verdade uma expressa recusa. Usando a linguagem do homem de hoje,Moisés teria dito a Deus ;’Estou fora;não conte comigo;encontrarás outro e o enviarás,porque eu não irei’.

Foi nesse momento que se acendeu a ira de Deus. Deus tem paciência com nossas naturais deficiências,mas ofende-se com nossa incredulidade,teimosia e desobediência.

Irando-se com Moisés,ele lhe repetiu as providência que estava tomando e ordenou,categoricamente,que fosse para o Egito [ Ex. 4.14-17 ]

Meu irmão meu amigo quando Deus chama,ele próprio capacita e assiste quando você dizer que é pequeno para a obra [ Ex.4.11 ]

O apóstolo Paulo tinha consciência de ser idôneo para as coisas do ministério,e que Deus o assistia,capacitando-o [ 2 Cor 2.16,17 ].

Pode ter certeza de uma coisa o homem que recebeu uma chamada nunca se esquecerá mesmo que o homem negue ou recuse você meu irmão não esta aqui por acaso Deus te chamou para você trabalhar na sua obra não adianta você se esquivar

A alegação de não ter a credencial de um Deus que fosse aceitável ao povo de Israel,o Senhor se revelou pelo nome de IAVÉ e como o Deus do pacto com seus antepassados, ABRÃAO,ISAQUE e JACÓ, portanto meu amado irmão o eu Sou te chamou e te chama para fazer a sua obra urgente. [ Ex.3.14,16 ]


O CHAMADO DE MOISÉS FOI CHAMADO PARA A LIBERDADE.


Estando Moisés com oitenta anos,Deus o incumbiu de voltar ao Egito e libertar de lar seu povo;e lhe deu poderes para realizar maravilhas tanto diante de seu povo,para que cresse que Deus lhe aparecera e o enviara,como diante de Faraó e do povo egípcio;

Quando Moisés partiu para o Egito ele já tinha vencido todas as objeções [ Ex.4.19 ]. Então Moisés partiu,levando sua esposa,Zípora,e seus dois filhos .E levava em sua mão a vara com a qual farias os sinais no Egito.

Ali estava um homem de Deus ,com oitenta anos de idade ,desarmado,sem exército,com mulher e dois filhos,levando na mão apenas a vara de pastor de ovelhas,para enfrentar o estupendo poder do rei da maior potência do mundo da época,para libertar da escravidão mais de dois milhões de pessoas.

Aos olhos humanos loucura;mas para Deus é quem iria realizar essa operação.Deus estava com Moisés ,e aquela vara era sua credencial de poder.

‘Por mais pobre que a sua aparência possa ter sido,tinha em sua mão a vara diante da qual o orgulho e o poder de Faraó e todo o Egito teriam de se curvar. E você meu irmão foi chamado para libertar almas do inferno quantas pessoas estão hoje descendo para o inferno porque eu e você não estamos fazendo nossa parte.


Moisés partiu para o Egito,para libertar todo o povo,sem exército e sem armas. Ele levava o símbolo do poder de Deus . É assim que,através dos séculos ,os servos de Deus têm enfrentado nações,reis,enfim,o império do mal chefiado por Satanás.



É assim que o evangelho enfrenta a arrogância e o poder do pecado; com o poder de Deus nas mãos. Aquela vara era o símbolo da fé .E,como disse o apóstolo João; ‘Esta é a vitória que vence o mundo;a nossa fé [ 1 João 5.4 ].

Meu irmão meu amigo há ocasiões quando Deus age com milagres,para derrotar as forças de Satanás incorporadas em falsos deuses e homens arrogantes.

Deus agiu assim no Egito;agiu assim nos dias do rei Acabe e do profeta Elias;agiu assim no ministério do Senhor Jesus. Hoje,entretanto ,os milagres de Deus para levar os homens á fé estão em sua revelação,na palavra de Deus.

[ João disse; ‘[...] estes [sinais],porém,estão escritos para que creias que Jesus é o Cristo’ [ João 20.31

Meus amados ás vezes ,o resultado de nosso trabalho na [ CAUSA ] parece ser de fracasso. É que não sabemos ver as ‘engrenagens’ da eternidade.

Por isso mesmo devemos fazer sempre exatamente o que Deus manda,e confiar nele.Em sua sabedoria,poder e providência, e os resultados virão.


O CHAMADO DE MOISÉS FOI UM CHAMADO CONFRONTADOR. [ Ex.5.1 a 6.1 ]


A facilidade que houve para Moisés e Arão de estarem com os líderes de seu povo e logo a seguir estarem na presença do Faraó V. 1

Os resultados desse primeiro confronto estão nos V.S. 6,9 Faraó aumentou a pressão sobre o povo escravizado.

Satanás,pela boca de Faraó,fez uma afirmação que se repete,através dos séculos ,da parte de regimes totalitários ateístas ou de idolatria; Adorar a Deus é perda de tempo,e é coisa de desocupados Faraó disse; Estais osiosos;por isso dizeis;Vamos sacrifiquemos ao Senhor V.17.

Esse primeiro confronto resultou em mal e não em bem . O Faraó não atendeu á solicitação,não deixou o povo sair;ao contrario sobrecarregou ainda mais o trabalho forçado.

Moisés voltou frustrado e abatido ,orou a Deus reclamando contra sua atuação. Moisés acusou Deus de ter maltratado o povo e de não ter cumprido a promessa de libertá-lo V.s 22,23.

A tendência de cada um de nós hoje é desanimar-se quando nossas ações produzem resultados negativos. Entretanto,o conhecimento da natureza,caráter e propósitos de Deus nos reanima e nos incentiva a perseverarmos até que os efeitos positivos comecem a aparecer.

Era esse tipo de reação que Deus estava querendo produzir em Moisés,e é essa reação que Deus quer produzir em você?

Meus amados irmãos e amigos,hoje Deus procura homens e mulheres que esteja disposto a fazer sua obra,hoje as pessoas,muitas vezes,estão fazendo coisas normais quando Deus as chama para fazer aquilo que se torna grandes coisas.

Jesus ,falou em [ Mt. 20.16 ] que os últimos serão primeiros,e os primeiros,últimos;pois muitos são chamados,mas poucos escolhidos.

Se você está pronto para ser o último,então ,você será o primeiro.Se você está disposto para fazer coisas pequenas,então,encarregarei você de muitas coisas vem pra Jesus.

CONCLUSÃO;

Meus amados irmãos e amigos o chamado de Moisés deve servir de exemplo para cada um de nós,o exemplo apresentados devem ser suficientes para destacar o significado do caráter e da maturidade espiritual nas nossas vidas em nossas ações e atitudes, deve ser mantidas como verdadeiras para os dias de hoje.
.



Autor: Teólogo Wellington Serafim da Silva

Nenhum comentário: